26 de julho de 2017

BLOGGING TIPS 101 | MÉDIA KIT

Vila Pouca de Aguiar, Portugal




O que fará potenciais parcerias e empresas destacar um blogger como uma boa aposta para uma possível parceria?

Duas palavras: Média Kit! 


E neste post irás aprender não só o que é e para que serve, mas também umas dicas de ouro para construíres o teu próprio média kit! 


Tanto faz se és veterano no campo das parcerias ou um novato pronto a lançar-se para o "mercado", a verdade é que possuir um média kit é uma mais valia para o sucesso. Vê o média kit como o CV do teu blog. 

E aviso-te já, dá trabalho e requer algum tempo e persistência até teres o TEU média kit ao teu gosto e com as tuas estatísticas todas direitas, já para não falar que, a medida que o teu blog vai crescendo é obrigatório ires atualizando o mesmo. 

Agora que já sabes que o Média Kit é o CV do teu trabalho como blogger, que é um documento (em pdf, jamais envia imagens soltas ou um doc do word!) que coloca todas as informações relevantes para que as empresas possam saber de ante mão com o que podem contar. 

Preciso realmente de um?

Claro que sim! Vamos avançando conforme o mundo dos bloggers também vai e cada vez mais as empresas pedem um. Não sei como está em Portugal, mas no estrangeiro é quase que obrigatório já! Ok, não em todos os casos, mas fica sempre bonito. Também não nos dirigimos a ume entrevista de emprego sem cv, correto? 

Agora vamos por pontos, o que é necessário conter um média kit? Existem dez pontos chave, dos quais utilizei seis para fazer o meu primeiro média kit. Mas antes de falar do meu, deixo aqui os dez pontos:

  1. Uma foto com qualidade tua;
  2. Fotos com qualidade que utilizaste no teu blog. Ou co-writers do mesmo;
  3. O logótipo ou banner do teu blog; 
  4. Um texto sobre O/A blogger;
  5. Um texto sobre o blog;
  6. Estatísticas: números totais de visualizações, visualizações diárias, visualizações mensais, número de seguidores no blog e noutras redes sociais relevantes; 
  7. O que podem contar contigo como parceiro;
  8. Um print do teu blog;
  9. Os posts em que mais te focas;
  10. Demografia no teu blog. 

Destes todos utilizei os números: 1, 2, 3, 4, 5, 6!

Onde faço o meu Média Kit?

Tens três opções! Fazes o teu média kit com o Photoshop + Word (Eu fiz, resulta bem!), utilizas o Canva (Fazes o teu MK aqui com alguns já pré-feitos) ou pagas a terceiros, mas uma vez que gostamos de poupar e o que é feito por nós é sempre melhor, fica com as duas primeiras dicas!

No Canva é super fácil. Segue os passos todos e feito!

Para fazer no Photoshop, aconselho-te a abrires primeiro o word e escreveres lá os textos sobre ti e o blog, e as estatísticas todas. Ou tudo o que queiras la apresentar! Depois, segues então para o photoshop, crias um projeto novo com as seguintes dimensões:


E começas por colocar o logo ou banner do teu blog no topo, logo a seguir a tua apresentação, a do blog e sucessivamente vais colocando as informações que queres deixar explicitas no média kit. 

Fazes um projeto novo por cada página. Primeira página a tua apresentação e do blog, a segunda com as estatisticas e assim sucessivamente. Há quem crie mk com uma página, mas o conselho que te dou é criares com duas. 

Podes colocar as cores que quiseres, desde que sintas que o mesmo representa bem a ti e ao teu trabalho, tudo bem! 

Depois de teres todas as páginas prontas, guardas em JPG e colocas página pro página no word. Tudo direito? Óptimo, guarda em PDF e tens o teu média kit pronto a ser enviado! 

Mas o meu blog é recente, vale a pena? 

Vale! Claro que não vais enviar e-mail a meia dúzia de empresas, mas, ao mesmo tempo que te vais habituando a colocar as tuas informações juntas, acabas por ir vendo o teu crescimento. 100 seguidores e 300 a 500 visualizações diárias e estas pronto/a a iniciares-te neste mundo das parcerias. Mas olha, não te esqueças que se criaste o blog exclusivamente para parcerias, mais cedo ou mais tarde o fun acaba, faz as coisas com paixão, ou então nem vale a pena. 

Em que línguas devo escrever?

Em português para Portugal e em Inglês para o estrangeiro. Se és de outro país e queres contactar empresas lá, força, escreve na tua língua. Eu tenho o meu em português e inglês.

Não tenhas medo de colocar várias fotos. Para o meu primeiro projeto por acaso só coloquei duas, mas daqui para a frente irei criar mais média kits e aventurar-me mais na edição. 

Vou deixar aqui o meu média kit, é super simples e não tem nada que saber, é apenas a melhor forma de mostrar a minha simplicidade, e quem sabe, cativar o pessoal dessa forma. Sê tu mesmo/a, e nada te correrá mal. 

Qualquer ajuda que precises na criação do teu média kit, não tenhas qualquer problema em entrar em contacto comigo, seja por e-mail ou facebook, terei todo o gosto em te ajudar. 


Como podes ver não tem nada demais. É mega simples, super eu, ponto final. Se tem pontos a melhorar? Tem, imensos, mas com o tempo e dedicação chegarei la, tal como tu. Arrisca, não tens nada a perder!

Espero que estas dicas te sejam úteis, diz-me nos comentários se te ajudei de alguma forma!

8 comentários

  1. Acho simplesmente impecável que tenhas feito este post de forma a ajudar tantagente eu incluindo. Com estas dicas acho que estou mais do que decidida a fazer o meu. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww não tens de quê. Sempre me deu imenso gosto ajudar as pessoas, se eu posso ter as coisas e sucesso, todos podem ter acesso ao mesmo que eu. Pelo menos é este o meu lema e sempre será. Se precisares de ajuda com algo, avisa, terei todo o gosto em ajudar. E se te lembrares de mais temas que eu possa colocar aqui, que te sejam úteis, avisa. Obrigada pelo apoio!

      Eliminar
  2. Realmente tu és incrível, sempre pronta a ajudar. Muito obrigada ♥

    ResponderEliminar
  3. Uauuuu adorei o teu , está muito muito giro :) obrigada

    ResponderEliminar
  4. Vou acompanhar estes posts com atenção :))

    ResponderEliminar
  5. Sónia gostei muito, e nem sabia como se fazia. É uma super ajuda. Obrigado mesmo de coração. Beijokas <3

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar

↠Comenta à vontade deixando a tua opinião. Eu terei todo o gosto em ler e responder aos teus comentários aqui no blog.
↠ Deixa o link do teu blog para que eu te possa seguir e dar a minha opinião nos teus posts.

↠Comentários desrespeitadores serão automaticamente removidos.

↠A tua visita no meu Blog é extremamente importante para mim, obrigada desde já por estares aqui! ♡

Latest Instagrams

© Sónia David. Design by Fearne.